Nissan LEAF 2023 Manual
9.2.5. Selecção de mudanças

Para mover a alavanca das mudanças,
| Deslize pela posição enquanto o pedal do travão está pressionado. |
| Depois de deslizar, mantenha na mesma posição até a alavanca das mudanças ser colocada na posição N (ponto morto). |
| Se estiver na posição D (marcha-em-frente), deslize pela posição. |
A alavanca das mudanças regressa sempre à posição central quando é libertada.

Certifique-se de que a mudança está na posição pretendida, verificando o indicador da transmissão (1) próximo da alavanca das mudanças ou o ecrã de informações do veículo no velocímetro.
Para mudar o veículo para a posição D (marcha-em-frente) da posição B, desloque a alavanca das mudanças para a posição D (marcha-em-frente).
Depois de colocar o veículo na posição READY to drive, pressione totalmente o pedal do travão e desloque a alavanca das mudanças para qualquer uma das posições pretendidas.
Se o comutador de alimentação estiver na posição OFF ou ACC, por qualquer razão, enquanto a alavanca das mudanças está em qualquer posição que não P (estacionamento), o comutador de alimentação não pode ser colocado na posição LOCK.
Se não for possível colocar o comutador de alimentação na posição LOCK, execute os seguintes passos:
Aplique o travão de mão quando o veículo estiver parado.
Coloque o comutador de alimentação na posição ON enquanto pressiona o pedal do travão.
Prima o comutador da posição P na alavanca das mudanças e coloque-a na posição P (estacionamento).
Coloque o comutador de alimentação na posição OFF.

O veículo aplica automaticamente a posição P (estacionamento) quando o comutador de alimentação está na posição OFF.

A alavanca das mudanças regressa sempre à posição central quando é libertada. Quando o comutador de alimentação é colocado na posição READY to drive, certifique-se de que o veículo está na posição P (estacionamento). A luz indicadora junto ao P no indicador da transmissão acende-se e P é também apresentado no velocímetro. Se o veículo estiver na posição D (marcha-em-frente) ou R (marcha-atrás) quando o comutador de alimentação for colocado na posição READY to drive, isto pode provocar um arranque repentino que poderá resultar num acidente.
Numa estrada inclinada, não deixe o veículo descair na posição D (marcha-em-frente) ou tombar na posição R (marcha-atrás). Isto pode provocar um acidente.

Não deslize a alavanca das mudanças enquanto prime o comutador da posição P. Isto pode danificar o motor eléctrico.
Quando mudar para a posição pretendida utilizando a alavanca das mudanças, verifique se a alavanca das mudanças regressa à posição central libertando a mão da alavanca. Se segura na alavanca das mudanças numa posição intermédia pode danificar o sistema de controlo das mudanças.
Não desloque a alavanca das mudanças com o pedal do acelerador pressionado, excepto quando mudar para a posição B. Isto pode provocar um arranque repentino que pode resultar num acidente.
As operações que se seguem não são permitidas, pois a força excessiva influenciaria o motor de tracção, o que pode dar origem a danos no veículo:
Deslocar a alavanca das mudanças para a posição R (marcha-atrás) em marcha-em-frente.
Deslocar a alavanca das mudanças para a posição D (marcha-em-frente) ou B em marcha-atrás.
Se tentar estas operações, é emitido um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto morto).
P (estacionamento)

Utilize esta posição quando o veículo estiver estacionado ou quando colocar o veículo na posição READY to drive. Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de seleccionar a posição P (estacionamento). Para mudar para a posição P (estacionamento), prima o comutador da posição P, tal como mostrado na ilustração anterior. Accione o travão de mão. Se o comutador da posição P for premido enquanto o veículo está em movimento, um alerta sonoro é activado e a posição actual é mantida. Se estacionar o veículo num declive, comece por pressionar o pedal do travão, aplique o travão de mão e depois, prima o comutador da posição P (estacionamento).

Com o veículo imobilizado, se a mudança for colocada em qualquer posição que não na posição P (estacionamento) quando o comutador de alimentação é definido para OFF, muda automaticamente para a posição P (estacionamento).
Se o comutador da posição P for premido enquanto desliza a alavanca das mudanças, a posição não mudará para a posição P (estacionamento). Quando premir o comutador da posição P, certifique-se de que a alavanca das mudanças regressa à sua posição central.
R (marcha-atrás)
Utilize esta posição para fazer marcha-atrás. Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de seleccionar a posição R (marcha-atrás).
Quando a alavanca das mudanças se encontra na posição R (marcha-atrás) a câmara retrovisora é accionada. Para mais informações, consulte Câmara retrovisora (consoante equipamento) ou Câmara panorâmica (consoante equipamento) na secção sobre o ecrã, aquecimento e ar condicionado (sistema de controlo da climatização) deste manual.
N (ponto-morto)
Nesta posição, a transmissão encontra-se desengrenada. O veículo pode ser colocado na posição READY to drive nesta posição.
Não mude para a posição N (ponto morto) durante a condução. O sistema de travagem de regeneração não funciona na posição N (ponto morto). Contudo, pode parar o veículo pressionando o pedal do travão.
D (marcha-em-frente)
Utilize esta posição para condução normal para a frente com selecção automática de velocidades.
B

Quando o botão B é utilizado, é aplicada uma maior travagem de regeneração quando o pedal do acelerador é libertado, em comparação com a posição D (marcha-em-frente). Quando a bateria de iões de lítio está totalmente carregada ou quando a temperatura da bateria é baixa, a desaceleração proporcionada pelo sistema de travagem de regeneração é menor.
:
:
: