MEIO AMBIENTE

O que é um veículo em fim de vida (VFV)?                 Um VFV é um veículo que chegou ao fim da sua vida útil, em geral após 12 ou 15 anos. A condição de VFV também pode ocorrer prematuramente, quando o veículo sofre um acidente e é considerado perda económica total. Embora tenha chegado ao fim da sua vida útil, o veículo continua a ter valor. Cada VFV contém matérias-primas valiosas (aço, metais leves, ligas, etc.). Estes materiais podem ser reciclados e utilizados em automóveis novos ou outros produtos. De modo a proteger o ambiente e evitar a acumulação de resíduos, o VFV tem de ser processado, reciclado, recuperado ou reutilizado como fonte de peças de substituição para outros automóveis.                           
A reciclagem reduz as emissões de CO2? O fabrico de automóveis novos envolve a utilização de muitas matérias-primas, desde metais e produtos sintéticos até cartão, os quais têm de ser produzidos industrialmente. Ao reciclar os materiais, a quantidade de energia utilizada no fabrico pode ser diminuída, a par das emissões da fábrica.
Qual a diferença entre reutilização, reciclagem e recuperação de veículos? A reciclagem consiste na recolha de peças dos VFV e no processo de as transformar em materiais utilizados na produção de novos veículos ou de outros produtos. A reutilização consiste no uso das peças dos veículos em fim de vida noutros veículos Nissan que as utilizem. A recuperação consiste na queima dos materiais dos veículos que não possam ser reutilizados, para gerar energia.
O que está a Nissan a fazer no que diz respeito a veículos ecológicos? A Nissan está a promover a conservação de energia e actividades de reciclagem, através de melhorias ao nível das suas instalações europeias e dos seus procedimentos operacionais. As fábricas da Nissan situadas no Reino Unido e em Espanha estão a trabalhar no sentido de reduzir os resíduos através de actividades de reciclagem, reutilização e recuperação. Estas acções permitiram à Nissan alcançar uma taxa de reciclagem de 90% nas suas fábricas que produzem veículos comerciais ligeiros e veículos de passageiros. Estão a ser envidados esforços contínuos no sentido de aumentar as taxas de reciclagem em todas as fábricas da Nissan. As nossas fábricas situadas no Reino Unido (NMUK) e em Espanha (NMISA) implementaram, em 1998, a norma de qualidade internacional ISO 14001 relativa à produção de veículos. No âmbito da melhoria contínua, a fábrica NMUK possui um parque eólico nas suas instalações. A geração de energia renovável diminui as emissões de dióxido de carbono nas centrais eléctricas em mais de 3000 toneladas por ano.
É obrigatório por lei divulgar os valores das emissões de CO2 dos veículos comerciais ligeiros? Não, não existe obrigação legal no sentido de divulgar os valores de emissões de CO2 dos veículos comerciais ligeiros.
Os fabricantes começaram a registar esta informação em 1997/1998