Nissan LEAF 2023 Manual
5.5.2.2. Posicionamentos aprovados dos sistemas de retenção para crianças (com ISOFIX) (consoante equipamento)
As seguintes restrições aplicam-se quando se utilizam sistemas de retenção para crianças que variam consoante o peso da criança e a posição da instalação (cadeira para crianças ISOFIX).
Grupo de peso | Posição da cadeira | Sistemas recomendados de retenção para crianças | |||||
Banco do passageiro dianteiro | 2ª fila | ||||||
com activado airbag do passageiro dianteiro | com desactivado airbag do passageiro dianteiro APENAS | Banco exterior | Banco central | ||||
Berço | F | ISO/L1 | X | X | X | X | — |
G | ISO/L2 | X | X | X | X | ||
0 (<10 kg) | E | ISO/R1 | X | IL *3 | IL *2 | X | Römer BabySafe +SHR base |
0+ (<13 kg) | E | ISO/R1 | X | IL *3 | IL *2 | X | |
D | ISO/R2 | X | IL *3 | IL *2 | X | ||
C | ISO/R3 | X | IL *3 | IL *2 | X | ||
I (9 - 18 kg) | D | ISO/R2 | X | IL *3 | IL *2 | X | Römer Duo Plus |
C | ISO/R3 | X | IL *3 | IL *2 | X | ||
B | ISO/F2 | X | IUF / IL *1, 3 | IUF / IL *2 | X | ||
B1 | ISO/F2X | X | IUF / IL *1, 3 | IUF / IL *2 | X | ||
A | ISO/F3 | X | IUF / IL *1, 3 | IUF / IL *2 | X | ||
II (15 - 25 kg) | — | X | IL *1, 3 | IL *1, 2 | X | Römer KidFix XP | |
III (22 - 36 kg) | — | X | IL *1, 3 | IL *1, 2 | X | Römer KidFix XP | |
- X:Posição não adequada para instalação de sistemas de retenção para crianças (CRS) ISOFIX nestas posições.
- IUF:Adequado para CRS ISOFIX virados para a frente, de categoria universal, aprovados para utilização neste grupo de peso.
- IL:Adequado para determinados sistemas de retenção para crianças ISOFIX das categorias "Específico do veículo", "Restrito" ou "Semi-universal", aprovados para este tipo de veículo.
- *1:Mova a parte de retenção da cabeça para a posição mais subida ou, se necessário por interferir com a retenção para crianças, retire essa parte. Não retire a retenção da cabeça se utilizar apenas uma almofada elevadora.
- *2:Ajuste a posição de deslize do(s) banco(s) dianteiro(s) suficientemente para a frente, e/ou a regulação da altura do banco (consoante equipamento) para a posição mais subida, a fim de garantir que não há contacto entre o sistema de retenção para crianças e a parte de trás do banco dianteiro.
- *3:Mova o banco do passageiro dianteiro o mais para trás possível. Certifique-se de que a guia do cinto de segurança para sistemas de retenção de crianças se encontra adiante do ponto de fixação superior do cinto de segurança do veículo. Caso contrário, mova o banco suficientemente para a frente.

As cadeiras para crianças aprovadas pelo regulamento ECE N.º 44 e 129 estão claramente marcados com categorias como Universal, Semi-universal ou ISOFIX.