Título |
Descrição |
4X4 |
Tração às quatro rodas O motor aciona as quatro rodas do veículo. |
ABS |
O Sistema Anti-bloqueio das Rodas aplica e alivia carga nos travões repetidamente, numa fração de segundo, para evitar que as rodas bloqueiem, ajudando-o a manter o controlo do automóvel. |
Airbag |
Saco cheio de ar que ajuda a evitar lesões na cabeça e na parte superior do corpo durante uma colisão grave. Os airbags dianteiros são ativados a partir do volante e do painel de instrumentos. Os airbags laterais são ativados a partir da porta e os airbags de cortina a partir do teto. |
Alerta de Mudança Involuntária de Faixa de Rodagem |
Sistema que emite um aviso visual e sonoro se o automóvel começar a sair da sua faixa de rodagem. O sinal de aviso desaparece quando o condutor aciona o indicador de mudança de direção, para indicar uma mudaça de faixa intencional. |
ALL MODE 4x4-i |
Sistema 4x4 que se ativa automaticamente quando as condições (por exemplo, lama, neve ou granizo) assim o exigem. Proporciona a máxima tração e uma resposta instantânea. |
Assistente de arranque em subida |
Ao arrancar em subidas, o Assistente de Arranque em Subida impede que o automóvel descaia de forma involuntária durante alguns segundos, tempo suficiente para o condutor retirar o pé do travão e carregar no acelerador. |
Assistente de Estacionamento Automático |
Mede o tamanho de um lugar de estacionamento disponível e ajuda a estacionar o automóvel. Requer apenas 76 cm de espaço adicional ao comprimento do veículo para poder manobrar automaticamente o automóvel no lugar de estacionamento. A única coisa que o condutor tem de fazer é seguir as instruções exibidas no ecrã, para além de controlar a deslocação para a frente e para trás, o acelerador e os travões. |
Assistente de travagem em descida |
Quando o travão do motor não desacelera suficientemente o automóvel numa descida pronunciada num 4x4, o Assistente de travagem em descida mantém de forma automática a velocidade e a pressão do travão para que a descida seja mais controlada. |
Banco confortável com apoio na coluna vertebral |
Veja o banco Gravidade zero. |
Bancos inspirados na gravidade zero |
Bancos inspirados na posição neutra adotada pelos astronautas no espaço, utilizando níveis diversos de apoio, cuidadosamente calculados, para as diferentes partes do corpo. |
Binário do motor |
Potência de rotação produzida pelo motor. |
Caixa de transmissão |
Componente de transmissão que se encontra nos veículos 4x4. Quando se muda o veículo para o modo 4x4, a caixa de transferência envia a potência para as rodas dianteiras. |
Caixa de velocidades automática |
Transmissão que aumenta ou diminui a mudança de forma automática. |
Caixa de velocidades CVT |
Transmissão de Variação Contínua. A relação da transmissão muda de forma progressiva e não por níveis, como acontece com uma caixa de velocidades manual ou automática convencional. O sistema utiliza uma correia metálica em forma de V e uma correia em V tipo rolo no caso da CVT da Nissan. |
Câmara de Visão 360º (AVM) |
A Câmara de Visão 360º proporciona uma visão panorâmica de tudo o que circunda o automóvel. |
Cancelamento Ativo do Ruído/Controlo Ativo do Ruído |
O Controlo Ativo do Ruído (ANC), também conhecido como cancelamento do ruído ou Redução de Ruído Ambiente (ANR), é um método que reduz o ruído indesejável através da emissão de um segundo som especificamente concebido para anular o primeiro. |
Carga útil |
Carga que um veículo pode transportar, excluindo os passageiros e o combustível. |
Célula de combustível |
Sistema de propulsão que se encontra em fase de desenvolvimento. A célula de combustível gera energia elétrica ao combinar oxigénio com hidrogénio. O único resíduo é vapor de água. |
Chassi |
Estrutura que suporta a carroçaria, o motor, a transmissão e a suspensão do veículo. |
Chassi Control |
O Chassi Control (Controlo Ativo de Condução e Controlo Ativo da Trajetória) monitoriza o movimento do chassi do automóvel para complementar o controlo de trajetória proporcionado pelo amortecimento da suspensão. |
Chave Inteligente Nissan |
Sistema de Entrada Mãos-Livres que permite abrir a porta ou a bagageira premindo apenas um botão no manípulo. Normalmente está associada ao botão de arranque, eliminando completamente a chave tradicional . |
Controlo de Ângulo Morto |
Este sistema da Nissan utiliza a câmara traseira de ampla visão para detetar veículos que se encontrem no ângulo morto de ambos os lados do automóvel. Quando deteta um automóvel num dos ângulos mortos acende-se uma luz de aviso no espelho do retrovisor exterior. |
Controlo Ativo de Condução |
Sistema que ajusta o binário do motor e aplica delicadamente os travões para reduzir o balanço da carroçaria. |
Controlo Ativo da Trajetória |
O Controlo Ativo da Trajetória trava as rodas interiores nas curvas ou em superfícies escorregadias, para contrariar a subviragem. Funciona de forma semelhante a um diferencial de deslizamento limitado. |
Controlo Dinâmico da Nissan |
Sistema que ajusta o comportamento do motor e da direção (e o funcionamento da caixa de velocidades com CVT) ao premir um botão. |
dCi |
Abreviatura de injeção direta com sistema "common rail", refere-se ao sistema diesel de injeção direta que é utilizado na maioria dos veículos Nissan. Incorpora uma conduta de alta pressão que fornece combustível a um injetor individual para cada cilindro. |
Deslizamento Limitado de Travão Ativo |
O Sistema de Deslizamento Limitado de Travão Ativo (ABLS) deteta derrapagens e aplica automaticamente pressão de travagem na roda que está a patinar, enquanto redireciona a potência para as rodas com melhor tração. |
Detetor de Fadiga |
O Detetor de Fadiga (DAA) ajuda a evitar a perda de concentração. Sensores controlam o estilo de condução e acionam uma luz intermitente de alerta (um símbolo de chávena de café) no painel de instrumentos se a direção for errática, o que significa que o condutor deve fazer uma pausa para descansar. |
Detetor de Movimento |
Deteta objetos em movimento - quer seja na parte de trás, com uma única câmara, ou à volta do automóvel, com um sistema de quatro câmaras (Câmara de Visão de 360°). |
Diâmetro x curso |
Num motor, é a relação entre o diâmetro do cilindro e o comprimento do curso do pistão. Esta medida diz-nos se o motor foi concebido para proporcionar mais velocidade ou mais binário do motor. Um motor de curso longo (em que o comprimento do curso do pistão é maior do que o diâmetro do cilindro) proporciona mais binário em detrimento da potência máxima; um motor com curso curto proporciona mais rotação e potência com binário máximo inferior. |
Diferencial |
Elemento de transmissão situado entre a caixa de velocidades e as rodas motrizes. O diferencial acomoda a diferença de velocidade entre as rodas direita e esquerda a curvar. Um diferencial adicional nos veículos 4x4, entre os eixos dianteiro e traseiro, evita que as rodas patinem quando se conduz com tração às quatro rodas. |
DIG-T |
Injeção Direta de Gasolina - Motor turbo. |
Direção assistida |
Sistema que utiliza assistência elétrica e hidráulica para facilitar o manobrar da direção. |
Distância entre eixos |
Distância entre o centro das rodas dianteiras e traseiras. Um veículo com uma longa distância entre eixos normalmente tem mais espaço de habitáculo. |
Distância máxima ao solo |
Distância entre a parte inferior do automóvel e o solo. |
EBD |
A distribuição eletrónica de força do travão faz parte de alguns sistemas ABS. Distribui a força do travão entre as rodas dianteiras e traseiras de uma forma que é melhor para a estabilidade, qualquer que seja a carga ou pressão no pedal do travão. |
EGR (Recirculação de Gases de Escape) |
O Sistema EGR recolhe os gases do tubo de escape e encaminha-os novamente para o motor através do coletor de admissão. Isto reduz a quantidade de oxigénio utilizada no processo de combustão e, por conseguinte, também diminui a temperatura do motor e as emissões de óxido de azoto. |
Eixo de transmissão |
Eixo que transmite a potência da transmissão ao diferencial num veículo de tração traseira. |
Embraiagem |
Componente da transmissão que liga o motor à caixa de velocidades manual e que é utilizado para desengatar a transmissão do motor para colocar outra mudança. O condutor carrega no pedal da embraiagem para permitir uma engrenagem de mudanças silenciosa. |
Emissões de CO2 |
Quantidade de dióxido de carbono produzida por um veículo. O CO2 é um poluente. |
Escudo de Proteção Inteligente |
Pacote de características de segurança da Nissan que permitem que o veículo responda ativamente por forma a evitar acidentes (geralmente através de sensores ou câmaras); por exemplo, Alerta de Mudança Involuntária de Faixa, Controlo de Ângulo Morto, Detetor de Movimento. O conteúdo do pacote pode diferir de acordo com o modelo. |
ESP |
Programa Eletrónico de Estabilidade. O ESP estabiliza automaticamente o veículo ao aplicar o travão a cada roda individualmente e ao reduzir o binário do motor se necessário. Utiliza sensores para medir a velocidade de rotação das rodas, o ângulo da direção e a rotação do veículo à volta do eixo vertical. |
Espelho retrovisor inteligente |
Espelho retrovisor com monitor LCD incorporado conectado a uma câmara traseira. |
Faróis de xénon |
Faróis que produzem luz através de um arco elétrico. A sua potência de luminosidade é maior do que a dos faróis com lâmpadas de halogéneo convencionais e consomem menos energia. |
Fixações de Bancos de Criança Isofix |
Os regulamentos internacionais relativos aos pontos de fixação das cadeiras de transporte de crianças são os mesmos para todos os fabricantes de automóveis. |