Glossário
Explicação dos termos técnicos utilizados no site da Nissan
A-F
Título | Descrição |
4X4 | Tração às quatro rodas O motor aciona as quatro rodas do veículo. |
ABS | O Sistema Anti-bloqueio das Rodas aplica e alivia carga nos travões repetidamente, numa fração de segundo, para evitar que as rodas bloqueiem, ajudando-o a manter o controlo do automóvel. |
Airbag | Saco cheio de ar que ajuda a evitar lesões na cabeça e na parte superior do corpo durante uma colisão grave. Os airbags dianteiros são ativados a partir do volante e do painel de instrumentos. Os airbags laterais são ativados a partir da porta e os airbags de cortina a partir do teto. |
Alerta de Mudança Involuntária de Faixa de Rodagem | Sistema que emite um aviso visual e sonoro se o automóvel começar a sair da sua faixa de rodagem. O sinal de aviso desaparece quando o condutor aciona o indicador de mudança de direção, para indicar uma mudaça de faixa intencional. |
ALL MODE 4x4-i | Sistema 4x4 que se ativa automaticamente quando as condições (por exemplo, lama, neve ou granizo) assim o exigem. Proporciona a máxima tração e uma resposta instantânea. |
Assistente de arranque em subida | Ao arrancar em subidas, o Assistente de Arranque em Subida impede que o automóvel descaia de forma involuntária durante alguns segundos, tempo suficiente para o condutor retirar o pé do travão e carregar no acelerador. |
Assistente de Estacionamento Automático | Mede o tamanho de um lugar de estacionamento disponível e ajuda a estacionar o automóvel. Requer apenas 76 cm de espaço adicional ao comprimento do veículo para poder manobrar automaticamente o automóvel no lugar de estacionamento. A única coisa que o condutor tem de fazer é seguir as instruções exibidas no ecrã, para além de controlar a deslocação para a frente e para trás, o acelerador e os travões. |
Assistente de travagem em descida | Quando o travão do motor não desacelera suficientemente o automóvel numa descida pronunciada num 4x4, o Assistente de travagem em descida mantém de forma automática a velocidade e a pressão do travão para que a descida seja mais controlada. |
Banco confortável com apoio na coluna vertebral | Veja o banco Gravidade zero. |
Bancos inspirados na gravidade zero | Bancos inspirados na posição neutra adotada pelos astronautas no espaço, utilizando níveis diversos de apoio, cuidadosamente calculados, para as diferentes partes do corpo. |
Binário do motor | Potência de rotação produzida pelo motor. |
Caixa de transmissão | Componente de transmissão que se encontra nos veículos 4x4. Quando se muda o veículo para o modo 4x4, a caixa de transferência envia a potência para as rodas dianteiras. |
Caixa de velocidades automática | Transmissão que aumenta ou diminui a mudança de forma automática. |
Caixa de velocidades CVT | Transmissão de Variação Contínua. A relação da transmissão muda de forma progressiva e não por níveis, como acontece com uma caixa de velocidades manual ou automática convencional. O sistema utiliza uma correia metálica em forma de V e uma correia em V tipo rolo no caso da CVT da Nissan. |
Câmara de Visão 360º (AVM) | A Câmara de Visão 360º proporciona uma visão panorâmica de tudo o que circunda o automóvel. |
Cancelamento Ativo do Ruído/Controlo Ativo do Ruído | O Controlo Ativo do Ruído (ANC), também conhecido como cancelamento do ruído ou Redução de Ruído Ambiente (ANR), é um método que reduz o ruído indesejável através da emissão de um segundo som especificamente concebido para anular o primeiro. |
Carga útil | Carga que um veículo pode transportar, excluindo os passageiros e o combustível. |
Célula de combustível | Sistema de propulsão que se encontra em fase de desenvolvimento. A célula de combustível gera energia elétrica ao combinar oxigénio com hidrogénio. O único resíduo é vapor de água. |
Chassi | Estrutura que suporta a carroçaria, o motor, a transmissão e a suspensão do veículo. |
Chassi Control | O Chassi Control (Controlo Ativo de Condução e Controlo Ativo da Trajetória) monitoriza o movimento do chassi do automóvel para complementar o controlo de trajetória proporcionado pelo amortecimento da suspensão. |
Chave Inteligente Nissan | Sistema de Entrada Mãos-Livres que permite abrir a porta ou a bagageira premindo apenas um botão no manípulo. Normalmente está associada ao botão de arranque, eliminando completamente a chave tradicional . |
Controlo de Ângulo Morto | Este sistema da Nissan utiliza a câmara traseira de ampla visão para detetar veículos que se encontrem no ângulo morto de ambos os lados do automóvel. Quando deteta um automóvel num dos ângulos mortos acende-se uma luz de aviso no espelho do retrovisor exterior. |
Controlo Ativo de Condução |
Sistema que ajusta o binário do motor e aplica delicadamente os travões para reduzir o balanço da carroçaria. |
Controlo Ativo da Trajetória |
O Controlo Ativo da Trajetória trava as rodas interiores nas curvas ou em superfícies escorregadias, para contrariar a subviragem. Funciona de forma semelhante a um diferencial de deslizamento limitado. |
Controlo Dinâmico da Nissan | Sistema que ajusta o comportamento do motor e da direção (e o funcionamento da caixa de velocidades com CVT) ao premir um botão. |
dCi | Abreviatura de injeção direta com sistema "common rail", refere-se ao sistema diesel de injeção direta que é utilizado na maioria dos veículos Nissan. Incorpora uma conduta de alta pressão que fornece combustível a um injetor individual para cada cilindro. |
Deslizamento Limitado de Travão Ativo | O Sistema de Deslizamento Limitado de Travão Ativo (ABLS) deteta derrapagens e aplica automaticamente pressão de travagem na roda que está a patinar, enquanto redireciona a potência para as rodas com melhor tração. |
Detetor de Fadiga | O Detetor de Fadiga (DAA) ajuda a evitar a perda de concentração. Sensores controlam o estilo de condução e acionam uma luz intermitente de alerta (um símbolo de chávena de café) no painel de instrumentos se a direção for errática, o que significa que o condutor deve fazer uma pausa para descansar. |
Detetor de Movimento | Deteta objetos em movimento - quer seja na parte de trás, com uma única câmara, ou à volta do automóvel, com um sistema de quatro câmaras (Câmara de Visão de 360°). |
Diâmetro x curso | Num motor, é a relação entre o diâmetro do cilindro e o comprimento do curso do pistão. Esta medida diz-nos se o motor foi concebido para proporcionar mais velocidade ou mais binário do motor. Um motor de curso longo (em que o comprimento do curso do pistão é maior do que o diâmetro do cilindro) proporciona mais binário em detrimento da potência máxima; um motor com curso curto proporciona mais rotação e potência com binário máximo inferior. |
Diferencial | Elemento de transmissão situado entre a caixa de velocidades e as rodas motrizes. O diferencial acomoda a diferença de velocidade entre as rodas direita e esquerda a curvar. Um diferencial adicional nos veículos 4x4, entre os eixos dianteiro e traseiro, evita que as rodas patinem quando se conduz com tração às quatro rodas. |
DIG-T | Injeção Direta de Gasolina - Motor turbo. |
Direção assistida | Sistema que utiliza assistência elétrica e hidráulica para facilitar o manobrar da direção. |
Distância entre eixos | Distância entre o centro das rodas dianteiras e traseiras. Um veículo com uma longa distância entre eixos normalmente tem mais espaço de habitáculo. |
Distância máxima ao solo | Distância entre a parte inferior do automóvel e o solo. |
EBD | A distribuição eletrónica de força do travão faz parte de alguns sistemas ABS. Distribui a força do travão entre as rodas dianteiras e traseiras de uma forma que é melhor para a estabilidade, qualquer que seja a carga ou pressão no pedal do travão. |
EGR (Recirculação de Gases de Escape) | O Sistema EGR recolhe os gases do tubo de escape e encaminha-os novamente para o motor através do coletor de admissão. Isto reduz a quantidade de oxigénio utilizada no processo de combustão e, por conseguinte, também diminui a temperatura do motor e as emissões de óxido de azoto. |
Eixo de transmissão | Eixo que transmite a potência da transmissão ao diferencial num veículo de tração traseira. |
Embraiagem | Componente da transmissão que liga o motor à caixa de velocidades manual e que é utilizado para desengatar a transmissão do motor para colocar outra mudança. O condutor carrega no pedal da embraiagem para permitir uma engrenagem de mudanças silenciosa. |
Emissões de CO2 | Quantidade de dióxido de carbono produzida por um veículo. O CO2 é um poluente. |
Escudo de Proteção Inteligente | Pacote de características de segurança da Nissan que permitem que o veículo responda ativamente por forma a evitar acidentes (geralmente através de sensores ou câmaras); por exemplo, Alerta de Mudança Involuntária de Faixa, Controlo de Ângulo Morto, Detetor de Movimento. O conteúdo do pacote pode diferir de acordo com o modelo. |
ESP | Programa Eletrónico de Estabilidade. O ESP estabiliza automaticamente o veículo ao aplicar o travão a cada roda individualmente e ao reduzir o binário do motor se necessário. Utiliza sensores para medir a velocidade de rotação das rodas, o ângulo da direção e a rotação do veículo à volta do eixo vertical. |
Espelho retrovisor inteligente | Espelho retrovisor com monitor LCD incorporado conectado a uma câmara traseira. |
Faróis de xénon | Faróis que produzem luz através de um arco elétrico. A sua potência de luminosidade é maior do que a dos faróis com lâmpadas de halogéneo convencionais e consomem menos energia. |
Fixações de Bancos de Criança Isofix | Os regulamentos internacionais relativos aos pontos de fixação das cadeiras de transporte de crianças são os mesmos para todos os fabricantes de automóveis. |
G-L
Título | Descrição |
GPS | Sistema de Posicionamento Global, idêntico ao utilizado em dispositivos de navegação. Através de tecnologia de satélite, o GPS identifica a localização do veículo para que o Sistema de Navegação possa fornecer direções ao condutor. |
H5ft |
Código do motor 1,2 DIG-T disponível nos modelos: JUKE, PULSAR e QASHQAI. |
Identificador de Sinais de Trânsito | Câmara frontal que lê automaticamente os sinais de limite de velocidade e mostra a informação ao condutor. Esta característica funciona em toda a Europa, independentemente da tipografia dos sinais nacionais. Também identifica quando alguns países têm regras de redução do limite de velocidade em caso de chuva e mostra os limites, tanto para o tempo seco como para dias de chuva. |
Injeção Common Rail |
Sistema para motores a diesel de injeção direta de combustível que mantém uma pressão alta constante na tubagem da alimentação. Os sistemas eletrónicos do motor regulam a pressão da injeção e o tempo em função da carga e da velocidade do motor. |
Injeção de combustível | A injeção de combustível fornece um fluxo preciso de combustível às câmaras de combustão do motor. É mais eficiente do que os carburadores que se utilizavam anteriormente nos motores a gasolina. |
Injeção direta | Sistema de motor no qual a gasolina ou o gasóleo são injetados diretamente na câmara de combustão, em vez da admissão. A injeção direta permite uma combustão mais eficiente, com melhor consumo de combustível e menos emissões. |
M-R
Título | Descrição |
Melhoria ativa do som | Sons de motor simulados são projetados através do Sistema de Áudio do automóvel. |
Mola | Uma mola com forma de espiral. As molas são utilizadas na suspensão da maioria dos veículos. |
NATS | Sistema Anti-Roubo da Nissan. Uma atualização do alarme com proteção perimétrica do exterior e ultrassónica do interior. |
NBAS | Sistema de Anti-bloqueio das Rodas Amplifica a pressão aplicada nos travões, ajudando a que o automóvel pare rapidamente em caso de emergência. O sistema mede a força que o condutor aplica no pedal do travão. Se esta ultrapassar um valor predefinido, o Sistema de Assistência à Travagem aplica pressão total nos travões. |
NissanConnect | Sistema multimédia Nissan para áudio, comunicação e navegação. Permite a integração com telemóveis, reprodução de áudio via Bluetooth, funções de navegação e entradas para iPod e USB. Tem inúmeras funções e uma lista de aplicações que irá ajudá-lo a manter-se conectado. Esta funcionalidade está disponível para dispositivos Android e iOS. A subscrição dos serviços, a integração com telemóveis e o conteúdo (serviços e aplicações) do pacote podem variar de acordo com o modelo. |
Obturador de grelha | O Sistema de Obturador de Grelha maximiza a eficiência aerodinâmica ao fechar o fluxo de ar através do radiador quando não é necessário. O obturador de grelha fecha-se automaticamente com velocidades acima dos 30 km/h e só é aberto se os sensores detetarem que o motor precisa de refrigeração adicional. |
Painel de instrumentos com vários medidores | Mostra uma grande variedade de desempenhos e dados relacionados com o veículo para tornar a condução mais confortável (por ex., temperatura do líquido de refrigeração do motor, temperatura do óleo do motor, pressão do óleo do motor, pressão do óleo da transmissão, temperatura do óleo da transmissão, pressão de sobrealimentação, etc). |
Porta elétrica | Porta com funcionamento elétrico. |
R9M | Código do motor 1,6 dCi disponível no QASHQAI e X-TRAIL. |
Regulador de Faróis (mudança de máximos para médios e vice-versa) | Uma câmara de alta resolução com software avançado muda automaticamente as luzes dos faróis de máximos para médios e vice-versa, consoante o tráfego do sentido oposto. |
S-Z
Título | Descrição |
Segurança Passiva | Características de segurança que protegem os ocupantes num acidente (por ex., zona de deformação programada, cinto de segurança, airbag). |
Sensores de Estacionamento Traseiros e Câmara de Visão Traseira | Sensores no para-choques que detetam obstáculos até 1,5 metros de distância atrás do veículo e emitem um sinal intermitente para avisar o condutor do espaço que resta. O sinal vai-se tornando mais contínuo se o obstáculo se aproximar a menos de 30 cm. A Câmara de Visão Traseira proporciona uma visão do que está atrás do veículo. |
Serviços NissanConnect EV | Sistema do Nissan LEAF que permite que os clientes comuniquem com o seu veículo via telemóvel ou internet ; os condutores podem começar a carregar o seu LEAF à distância ou ligar o ar condicionado, localizar o automóvel e obter dados de condução (como a quilometragem, o consumo de energia ou a pontuação ambiental, podendo ainda comparar-se com a comunidade mundial Nissan EV). É muito fácil ativar e utilizar, e os serviços são gratuitos durante três anos. |
Sistema Anti-colisão Frontal | Sistema que deteta uma possível colisão. Emite um sinal de aviso sonoro e visual e, se o condutor não reduzir a velocidade, aciona os travões. |
Suspensão | Elementos que ligam as rodas à subestrutura e determinam a condução e a capacidade de manobra. A maioria das suspensões têm molas ou lâminas. Os amortecedores controlam o movimento das lâminas; pode proporcionar-se controlo adicional através de uma barra anti-capotagem, ou duas barras anti-capotagem, uma na parte dianteira do automóvel e outra na parte traseira. |
Suspensão MacPherson | Componente da suspensão que combina o amortecedor e a mola num único elemento, com a parte superior deste elemento diretamente apoiado na carroçaria. |
Tecnologias de controlo de chassi | Termo genérico para três sistemas eletrónicos distintos: Controlo Ativo de Condução, Travão Ativo do Motor e Controlo Ativo da Trajetória. |
Teto de abrir panorâmico | Teto panorâmico elétrico transparente de tamanho completo. |
ThermaClear | Para-brisas térmico disponível no Nissan QASHQAI. |
Tipo de carroçaria | Tipo de veículo segundo a forma ou estilo da carroçaria; por exemplo, desportivo, todo-o-terreno, etc. |
TPMS | O Indicador da Pressão dos Pneus (TPMS) é um sistema eletrónico que controla a pressão nos pneus e alerta o condutor se estiverem com pouca pressão . |
Travão Ativo do Motor (AEB) | Sistema que ajuda a reduzir a velocidade do veículo ao aplicar travão de motor para melhorar a eficácia dos travões. |
Travões de discos | Travões que utilizam pinças de travão para forçar as pastilhas de travão contra um disco giratório solidário com roda. |
Travões de tambor | Travões nos quais um ou mais cilindros hidráulicos forçam um par de calços de travão contra a superfície interior de um tambor de travão. |
Turbo | Abreviatura de turbocompressor, uma bomba ou compressor rotativo que é acionado pelos gases de escape. O turbo força mais ar nos cilindros do motor, permitindo queimar mais combustível e produzir mais potência. |
Xtronic | Transmissão continuamente variável avançada (ou seja, progressiva) com controlo eletrónico contínuo da relação de transmissão. |