Nissan Juke 2024 Manual
7.25. Sensores de estacionamento por ultra-sons (consoante equipamento)


Os sensores por ultra-sons (1) (consoante equipamento) nos pára-choques dianteiro e traseiro do veículo (ou apenas no pára-choques traseiro), medem as distâncias entre o veículo e o obstáculo durante a marcha-atrás. Quando a marcha-atrás é engatada, é apresentada uma vista superior do veículo no visor de informações. No visor, são apresentadas as distâncias (iguais ou inferiores a 1 metro) até aos objectos. Se os objectos se aproximarem do veículo, as cores mudam de verde para amarelo ou vermelho. Se for apresentado o texto [PARAR], pare o veículo antes de tocar no objecto.

Caso exista alguma dúvida acerca da possível existência de obstáculos nos arredores do percurso de estacionamento e/ou na própria zona de estacionamento, pare imediatamente o veículo e verifique.
O sistema do sensor de estacionamento é conveniente, mas não substitui um estacionamento correcto. O condutor é sempre responsável pela segurança quando estiver a estacionar e a fazer outras manobras. Procure sempre observar directamente o seu redor para certificar-se da segurança da manobra antes de estacionar.
Leia e compreenda as limitações do sistema do sensor de estacionamento contidas nesta secção. As cores do indicador de sensor de canto e as linhas de referência de distância na vista dianteira (consoante equipamento)/traseira indicam diferentes distâncias ao objecto. As condições meteorológicas adversas, as fontes ultra-sónicas como uma lavagem automática, os travões de ar comprimido de um camião, o som da buzina ou um martelo pneumático podem afectar o funcionamento do sistema, o que pode incluir desempenho reduzido ou falsa activação.
Alguns tipos de passeio também podem ser detectados.
O sistema foi concebido para ajudar o condutor a detectar grandes objectos parados, a fim de evitar danos no veículo. O sistema não foi concebido para evitar o contacto com objectos pequenos ou móveis. Desloque-se sempre devagar.
O sistema não detecta pequenos objectos localizados por baixo do pára-choques e poderá não detectar objectos próximos do pára-choques ou no solo.
O sistema é desactivado quando a velocidade é superior a 10 km/h (6 MPH). É reactivado a velocidades inferiores.
Este sistema foi concebido como auxiliar da manobra de estacionamento, devendo ser utilizado em conjunto com os espelhos retrovisores.
Não coloque autocolantes (incluindo material transparente), nem instale acessórios ou aplique algo que bloqueie os sensores. Estas condições podem reduzir a capacidade do sistema.
O sistema poderá não detectar os objectos que se seguem.
Objectos macios como neve, tecido, algodão, lã de vidro, etc.
Objectos finos como cordas, arames, correntes, etc.
Objectos em forma de cunha.
Se o seu veículo sofrer danos na bainha do pára-choques, deixando-o desalinhado ou dobrado, a zona sensora pode ser adulterada provocando uma medição incorrecta dos obstáculos ou falsos alarmes.

O ruído excessivo (por exemplo, o volume do sistema áudio, uma janela do veículo aberta) interfere com o sinal sonoro, que poderá não ser ouvido.
Em algumas condições (por exemplo, depois de lavar o carro ou com chuva), a água pode acumular-se nos sensores do sonar reduzindo o desempenho ou provocando a falsa activação do sistema. Esta água será drenada automaticamente durante a condução, fazendo com que o sistema regresse ao normal.
Mantenha os sensores do sonar (localizados na bainha dos pára-choques dianteiro e traseiro) sem neve, gelo e grandes acumulações de sujidade (não limpe os sensores com objectos afiados). Não raspe a superfície dos sensores quando limpar. Se os sensores estiverem tapados, a sua precisão será diminuída.