Nissan X-Trail 2023 Manual
8.5. Arranque com bateria auxiliar
Para arrancar o motor com a bateria auxiliar, deve seguir as instruções e as precauções em baixo.

Se realizado incorrectamente, o arranque com a bateria auxiliar pode provocar a explosão da bateria, resultando em danos físicos graves ou morte. Também pode danificar o seu veículo.
O hidrogénio, um gás explosivo, está sempre presente nas proximidades da bateria. Mantenha quaisquer chamas e faíscas afastadas da bateria.
Não permita que o electrólito da bateria entre em contacto com os olhos, pele, roupa ou superfícies pintadas. O electrólito da bateria é uma solução corrosiva de ácido sulfúrico que pode causar queimaduras graves. Se o electrólito entrar em contacto com alguma coisa, lave imediatamente a área atingida com água abundante.
Mantenha a bateria fora do alcance de crianças.
A bateria auxiliar deve ter uma tensão de 12 volts. A utilização de uma bateria com tensão inadequada poderá danificar o veículo.
Sempre que estiver a trabalhar perto ou na bateria, utilize protecções adequadas para os olhos (por exemplo, óculos protectores ou óculos de protecção de uso industrial) e retire anéis, pulseiras de metal ou quaisquer outras jóias. Não se incline sobre a bateria quando efectuar o arranque com auxílio de uma bateria auxiliar.
Não tente efectuar o arranque auxiliar numa bateria congelada. Poderia explodir e provocar ferimentos graves.
O veículo tem uma ventoinha de arrefecimento do motor automática. Pode ligar-se em qualquer altura. Mantenha as mãos e qualquer outro objecto afastado.
Este veículo tem 2 baterias, uma bateria de 12 volts (principal) e uma bateria de iões de lítio (auxiliar). O motor não pode ser ligado se a bateria principal estiver descarregada. Aplique o seguinte procedimento à bateria principal para ligar o motor.
Ao ligar os cabos de bateria ao veículo auxiliar, é necessário utilizar o veículo auxiliar equipado com a bateria de 12 volts. Se os cabos forem ligados à bateria com mais de 12 volts, o veículo pode ser danificado quando os cabos forem ligados incorrectamente.


Siga sempre as instruções em baixo. Caso contrário poderá danificar o sistema de carga e provocar danos pessoais.
Se a bateria auxiliar estiver noutro veículo (B), posicione os dois veículos ((A) e (B)) de modo a que as respectivas baterias fiquem próximas uma da outra.
Não permita o contacto entre ambos os veículos.
Accione o travão de mão.
Prima o botão de estacionamento para engrenar a posição P (estacionamento).
Desligue todos os sistemas eléctricos desnecessários (faróis, aquecimento, ar condicionado, etc.).
Ligue os cabos de arranque pela sequência ilustrada ((1) → (2) → (3) → (4)).
Ligue sempre o positivo (+) ao positivo (+) e o negativo (−) à massa da carroçaria (por exemplo, conforme o ilustrado) e não à bateria.
Certifique-se de que os cabos de arranque não tocam nas partes em movimento no compartimento do motor e de que as pinças dos cabos não entram em contacto com nenhum outro objecto de metal.
Ligue o motor do veículo auxiliar (B) e deixe-o a funcionar durante alguns minutos.
Mantenha a velocidade do veículo auxiliar (B) a cerca de 2.000 rpm e ligue o motor do veículo que vai ser arrancado com a bateria auxiliar (A).
Não accione o motor de arranque durante mais de 10 segundos. Se o motor não arrancar imediatamente, coloque o comutador de ignição na posição “OFF” e aguarde 10 segundos antes de tentar novamente.
Depois de ligar o motor, desligue com cuidado o cabo negativo e, em seguida, o cabo positivo ((4) → (3) → (2) → (1)).

Utilize a bateria de 12 volts (bateria principal) especial que foi melhorada tendo em conta a capacidade de carga/descarga e o desempenho durante a vida útil. Evite utilizar uma bateria universal neste veículo, pois tal poderá causar uma deterioração precoce da bateria ou uma avaria nos sistemas de Paragem/Arranque e Smart simple hybrid (Híbrido simples inteligente). Para a bateria, recomenda-se a utilização de peças genuínas NISSAN. Para mais informações, contacte um concessionário ou uma oficina autorizada NISSAN.