Nissan X-Trail 2023 Manual
7.9.1. Transmissão de variação contínua (CVT)
A CVT do veículo é controlada electronicamente de forma a produzir máxima potência e funcionamento suave.
Os procedimentos de funcionamento recomendados para esta transmissão são indicados nas páginas seguintes. Siga estes procedimentos para conseguir o melhor desempenho do seu veículo e prazer de condução.
A potência do motor pode ser automaticamente reduzida para proteger a CVT se a velocidade do motor aumentar rapidamente quando conduzir em estradas escorregadias ou durante testes nalguns dinamómetros.

Não prima o pedal do acelerador quando passar de P (estacionamento) ou N (ponto-morto) para R (marcha-atrás), D (marcha em frente) ou “M” (Modo de selecção manual). Nesta situação, prima sempre o pedal do travão até completar a selecção. Caso contrário, poderá perder o controlo e sofrer um acidente.
Como o ralenti a frio possui um regime superior, proceda com cuidado ao engatar uma mudança para a frente ou fazer marcha-atrás, antes do motor aquecer.
Não engate uma mudança inferior abruptamente em estradas escorregadias. Caso contrário, pode provocar perda de controlo.
Nunca mude para a posição P (estacionamento) ou R (marcha-atrás) enquanto o veículo se move para a frente, nem para a posição P (estacionamento) ou D (marcha-à-frente) enquanto o veículo faz marcha-atrás. Isto pode provocar um acidente ou danificar a transmissão.
Excepto em caso de emergência, não mude para a posição N (ponto morto) durante a condução. A marcha em roda livre com a transmissão na posição N (ponto-morto) pode causar graves danos na transmissão.

Para evitar possíveis danos no seu veículo: quando parar o veículo numa subida, não mantenha o veículo imobilizado accionando o pedal do acelerador. Para essa finalidade utilize o pedal do travão.
Não pendure itens na alavanca das mudanças. Tal poderá provocar um acidente devido a um arranque repentino.