Nissan X-Trail 2023 Manual
7.9.1.4. Modo de selecção manual de velocidades

Quando utilizar as alavancas das mudanças no volante em modo “Ds” (condução desportiva), a transmissão entra em modo de selecção manual de velocidades. A gama de mudanças pode ser seleccionada manualmente utilizando as alavancas das mudanças no volante.
Ao passar para uma relação de caixa superior, puxe a alavanca das mudanças no volante do lado direito (+) (A). A transmissão muda para uma relação mais longa.
Ao passar para uma relação de caixa inferior, puxe a alavanca das mudanças no volante do lado esquerdo (−) (B). A transmissão muda para uma relação mais curta.
Para cancelar o modo manual, desloque a alavanca das mudanças para a posição D (marcha em frente). A transmissão regressa à posição D (marcha em frente). Se quiser voltar ao modo “Ds” (Drive sport) manualmente, puxe e segure a alavanca das mudanças no volante durante cerca de 1,5 segundos.
Quando puxar a alavanca das mudanças no volante enquanto na posição D (marcha-a-frente), a transmissão muda temporariamente para a relação superior ou inferior. A transmissão voltará automaticamente para a posição D (marcha-a-frente) passado pouco tempo. Se quiser voltar à posição D (marcha-à-frente) manualmente, puxe e segure a alavanca das mudanças no volante durante cerca de 1,5 segundos.
No modo de selecção manual de velocidades, a gama seleccionada é apresentada no visor de informações do veículo.
As velocidades são seleccionadas sequencialmente da seguinte forma:
1M | → ← | 2M | → ← | 3M | → ← | 4M | → ← | 5M | → ← | 6M | → ← | 7M | → ← | 8M |
8M (8ª):
Utilize esta posição sempre que conduzir normalmente em marcha-à-frente a velocidades elevadas.
7M (7ª), 6${1} (6ª) e 5${1} (5ª):
Utilize estas posições em subidas pouco pronunciadas ou para travar o motor, quando conduzir em descidas pouco pronunciadas.
4M (4ª), 3${1} (3ª) e 2${1} (2ª):
Utilize estas posições nas subidas ou para travar o motor nas descidas.
1M (1ª):
Utilize esta posição quando estiver a subir uma estrada inclinada lentamente ou a conduzir devagar pela neve profunda, ou para o máximo efeito de travagem do motor em descidas íngremes.
Lembre-se que não deve conduzir a velocidades elevadas por longos períodos de tempo em relações mais baixas do que a 8ª mudança. Isto aumenta o consumo de combustível.
Puxar a mesma alavanca das mudanças no volante duas vezes muda as gamas de forma sucessiva. Contudo, se este movimento for rápido, a segunda mudança poderá não ser completada correctamente.
No modo de selecção manual das velocidades, a transmissão poderá não engrenar a relação seleccionada. Isto ajuda a manter o desempenho dinâmico e reduz a hipótese de danificar o veículo ou perder o seu controlo.
Quando esta situação ocorre, o indicador de posição da transmissão de variação contínua (CVT) pisca e é emitido um sinal sonoro.
No modo de selecção manual de velocidades, a transmissão pode mudar automaticamente para uma gama superior do que a seleccionada se o regime do motor for demasiado alto. Quando a velocidade do veículo diminuir, a transmissão reduz automaticamente até que engrena a 1ª velocidade antes do veículo parar.
O funcionamento da CVT é limitado ao modo de condução automático quando a temperatura do líquido da CVT for extremamente baixo, mesmo que o modo de selecção manual de velocidades esteja seleccionado. Isso não constitui uma avaria. Quando o líquido da CVT aquecer, o modo de selecção manual de velocidades pode ser seleccionado.
Quando a temperatura do fluido CVT é alta, as velocidades podem fazer uma mudança superior com rpm mais baixas que o habitual. Isso não constitui uma avaria.