Nissan X-Trail 2024 Manual
7.9.1.1. Selecção de mudanças

- A)Posição inicial (posição central)
Para mover a alavanca das mudanças,
| Prima o botão (1) para mudar. |
| Mudar sem premir o botão (1). |
Como engrenar cada posição:
O comutador de ignição deve de estar na posição ON e o pedal do travão deve de estar premido.
Mudar para ESTACIONAMENTO
Prima o botão de estacionamento (2)
Mudar para MARCHA-ATRÁS
Prima o botão da alavanca das mudanças (1).
Desloque a alavanca das mudanças da posição inicial para a posição R (marcha-atrás).
Mudar para PONTO-MORTO
De P (estacionamento) e D (marcha em frente)
Sem premir o botão da alavanca das mudanças, empurre a alavanca das mudanças para a frente (1 entalhe) a partir da posição inicial e mantenha durante 0,5 segundo.
De P (estacionamento) e R (marcha-atrás)
Sem premir o botão da alavanca das mudanças, puxe a alavanca das mudanças para trás (1 entalhe) e mantenha durante 0,5 segundo.
Mudar para MARCHA EM FRENTE
Puxe a alavanca das mudanças da posição inicial para a posição D (marcha em frente).

Aplique o travão de estacionamento electrónico se a alavanca das mudanças estiver em qualquer posição enquanto o motor não está em funcionamento. Se não o fizer, o veículo pode movimentar-se inesperadamente e provocar ferimentos graves ou danos na propriedade.

Utilize a posição P (estacionamento), R (marcha-atrás) ou D (marcha em frente) apenas quando o veículo estiver completamente imobilizado.
Quando mudar para a posição de mudança pretendida utilizando a alavanca das mudanças, verifique se a alavanca das mudanças regressa à posição central libertando a mão da alavanca. Se segura na alavanca das mudanças numa posição intermédia pode também danificar o sistema de controlo das mudanças.
Não desloque a alavanca das mudanças com o pedal do acelerador pressionado. Isto pode provocar um arranque repentino que pode resultar num acidente.
As operações que se seguem não são permitidas, pois seria aplicada força excessiva à transmissão, o que poderia dar origem a danos no veículo:
Deslocar a alavanca das mudanças para a posição R (marcha-atrás) em marcha-em-frente
Deslocar a alavanca das mudanças para a posição D (marcha-em-frente) em marcha-atrás
Se tentar estas operações, é emitido um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto morto).
P (estacionamento)

Para evitar danos na transmissão, utilize a posição P (estacionamento) apenas quando o veículo estiver completamente parado.
Não deslize a alavanca das mudanças enquanto prime o botão de estacionamento. Isto pode danificar o sistema de controlo das mudanças.
Utilize esta posição quando o veículo está estacionado ou no arranque do motor. Certifique-se sempre de que o veículo está completamente imobilizado antes de premir o botão de estacionamento para engrenar a posição P (estacionamento). Para a máxima segurança, o pedal de travão deve ser premido antes de engrenar a posição P (estacionamento). Utilize esta posição em conjunto com o travão de estacionamento electrónico. Se estacionar numa subida, prima primeiro o pedal do travão, accione o travão de estacionamento electrónico e, em seguida, engrene a posição P (estacionamento). O bloqueio de estacionamento não deve ser utilizado como travão ao estacionar. Para proteger o veículo, aplique sempre o travão de estacionamento electrónico para além do bloqueio de estacionamento.
No caso de uma anomalia no sistema electrónico do veículo, a transmissão pode bloquear na posição P (estacionamento). Mande verificar o sistema electrónico do veículo de imediato. Recomenda-se que visite um concessionário NISSAN ou uma oficina qualificada para este serviço.
A posição P (estacionamento) é engrenada automaticamente se:
Colocar o comutador de ignição em OFF.
Retirar o cinto de segurança do condutor e abrir a porta do lado do condutor com o veículo parado ou a circular a uma velocidade muito baixa e a transmissão está na posição D (marcha em frente), na posição R (marcha-atrás) ou na posição N, a não ser que o modo de manutenção em ponto-morto (consoante equipamento) esteja engrenado.

Para evitar uma anomalia da CVT, recomenda-se que coloque a transmissão manualmente na posição P (estacionamento) nas condições antes descritas.
R (marcha-atrás)

Para evitar danos na transmissão, utilize a posição R (marcha-atrás) apenas quando o veículo estiver completamente parado.
Utilize a posição R (marcha-atrás) para fazer marcha-atrás. Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de seleccionar a posição R (marcha-atrás). O pedal do travão tem que ser accionado e o botão da alavanca das mudanças premido para deslocar a alavanca das mudanças da posição inicial para R (marcha-atrás). Se o veículo for colocado na posição R (marcha-atrás) enquanto se estiver a deslocar para a frente, é activado um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto-morto).
N (ponto-morto)
Nem as mudanças para avançar nem para fazer marcha-atrás estão engrenadas. O motor pode ser arrancado nesta posição. Pode mudar para a posição N (ponto-morto) e accionar um motor parado enquanto o veículo está em movimento.
Pode seleccionar esta posição mantendo a alavanca das mudanças nesta posição durante aproximadamente 0,5 segundos.
D (marcha-em-frente)
Utilize esta posição para condução normal para a frente com selecção automática de velocidades. A CVT muda de velocidade automaticamente. Todas as velocidades em marcha em frente estão disponíveis. Se o veículo for colocado na posição D (marcha em frente) durante a manobra de marcha-atrás, é activado o sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto-morto).
Ds (condução desportiva)
Quando a alavanca das mudanças for deslocada de novo para a posição D (marcha em frente) com o veículo na posição D (marcha em frente) durante a condução, a transmissão assume o modo Ds (Drive Sport). Deslocar a alavanca das mudanças para o modo Ds (condução desportiva) permite desfrutar de mudanças “desportivas” em estradas sinuosas e de uma sensação de aceleração ou desaceleração suave numa estrada inclinada, resultando da passagem automática a uma relação de caixa inferior. Para cancelar o modo Ds (Drive Sport) volte a deslocar a alavanca das mudanças para a posição D (marcha em frente). A transmissão regressa à posição D (marcha em frente).

O modo Ds (Drive Sport) não é apenas para condução desportiva, também pode ser utilizado nas ultrapassagens, por exemplo.
Quando as condições de condução mudarem, desactive o modo Ds (Drive Sport).
O modo Ds (Drive Sport) aumenta o consumo de combustível.