Nissan X-Trail 2024 Manual

7.21. Funcionamento do sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões

O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões actua quando o veículo é conduzido a velocidades superiores a 5 km/h (3 MPH).

No que diz respeito à função de detecção de peões e ciclistas, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões actua no seguinte intervalo de velocidades:

  • 10 e 80 km/h (6 e 50 MPH)

Se for detectado um risco de colisão dianteira, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões fornece primeiro o aviso ao condutor fazendo piscar o indicador (amarelo) de detecção de veículo à frente no visor de informações do veículo e fornecendo um aviso sonoro. Além disso, o sistema aplica uma travagem parcial.

Se, após o aviso, o condutor aplicar os travões com força e rapidez, e o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões detectar que ainda existe a possibilidade de colisão frontal, o sistema aumenta automaticamente a força de travagem.

Se o condutor não agir, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões emite o segundo aviso visual (intermitente) (vermelho) e sonoro. Em seguida, o sistema aplica uma travagem parcial.

Se o risco de colisão se tornar iminente, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões aplica automaticamente uma travagem mais intensa.

Quando o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões estiver a funcionar, o condutor poderá ouvir o som de travões a funcionar. Isso é normal e indica que o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões está a funcionar correctamente.

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As luzes de travagem do veículo acendem-se quando a travagem é efectuada pelo sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões.

A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) pode funcionar a velocidades do veículo entre 10 - 25 km/h (6 - 16 MPH).

O sinal de mudança de direcção deve ser activado para assistência a entroncamentos para detectar um veículo a aproximar-se. Contudo, a assistência a entroncamentos poderá detectar um peão sem o sinal de mudança de direcção estar activado.

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  • As luzes de travagem do veículo acendem-se quando a travagem é efectuada pela assistência a entroncamentos.

  • Quando o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões detecta um obstáculo no caminho do veículo e apresenta o respectivo aviso, poderá ser ouvido um ruído na dianteira do veículo à medida que o veículo prepara os travões para melhorar o tempo de resposta.

Consoante a velocidade do veículo e a distância até ao veículo que segue à frente ou ao peão ou ciclistas, bem como as condições de condução e da estrada, o sistema pode ajudar o condutor a evitar uma colisão à frente, ou ajudar a mitigar as consequências caso a colisão seja inevitável.

Se o condutor estiver a manusear o volante, a acelerar ou a travar, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões actuará mais tarde ou não actuará.

A travagem automática pára nas seguintes condições:

  • Quando o volante é girado o necessário para evitar uma colisão.

  • Quando o pedal do acelerador está premido.

  • Quando deixa de ser detectado um veículo, um peão ou ciclistas à frente.

Se o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões tiver parado o veículo, este permanece imóvel durante aproximadamente 2 segundos antes de os travões serem libertados.

Quando o pedal do travão é premido enquanto o travão está a ser aplicado pelo sistema, poderá sentir que o esforço no pedal mudou, e poderá ouvir um som e um ruído de vibração. Isso é normal e não constitui qualquer anomalia. Além disso, a força de travagem pode aumentar com o aumento do esforço no pedal.

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