Nissan X-Trail 2024 Manual
7.21.2. Limitações do sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões

Segue-se uma lista das limitações do sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões. A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte.
O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões não consegue detectar todos os veículos, peões ou ciclistas em todas as condições.
O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões não detecta o seguinte:
Peões que sejam de altura baixa (por exemplo, crianças), que estejam numa posição sentada, que estejam a utilizar dispositivos de mobilidade/skates, que estejam a andar de scooters ou em cadeira de rodas, ou que não estejam numa posição vertical ou de pé.
Animais de qualquer tamanho.
Obstáculos (por exemplo, cargas ou resíduos) na estrada ou na berma.
Veículos na transversal.
Veículos cujos pneus sejam difíceis de ver, ou cuja forma traseira seja pouco nítida ou esteja obstruída.
Veículos estacionados.
O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões tem algumas limitações de desempenho.
Se houver um veículo imobilizado no caminho do seu veículo, o sistema não funciona quando este se aproxima do veículo imobilizado às seguintes velocidades:
Aproximadamente 100 km/h (62 MPH) e acima
A detecção de peões e ciclistas (consoante equipamento) não funciona quando o veículo for conduzido às seguintes velocidades:
Acima de aproximadamente 80 km/h (50 MPH) ou abaixo de aproximadamente 10 km/h (6 MPH)
Para peões, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões não emite o primeiro aviso.
O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode não funcionar devidamente ou detectar um veículo, peão ou ciclista (modelos com detecção de ciclistas) à frente nas seguintes condições:
Má visibilidade (condições como chuva, neve, nevoeiro, tempestades de pó, tempestades de areia, fumo e o spray da estrada de outros veículos).
Se a área do sensor de radar ou a área da câmara do pára-brisas estiver coberta de sujidade, gelo, neve ou qualquer outra matéria.
Se uma luz forte (por exemplo, a luz do sol ou faróis altos) incidirem na câmara dianteira ou se ocorrer uma mudança de luminosidade brusca (por exemplo, entrar num túnel ou conduzir com relâmpagos).
Em condições de escuridão ou iluminação fraca, como à noite ou dentro de túneis, incluindo casos em que os faróis do veículo estejam apagados ou baixos, ou em que as luzes traseiras do veículo que circula à frente estejam apagadas.
Quando a direcção da câmara está mal alinhada.
Ao conduzir em descidas acentuadas, em estradas com curvas acentuadas e/ou em estradas irregulares ou sujas.
Se houver interferência de outras fontes de radar.
Quando a posição ou o movimento do seu veículo mudar rápida ou significativamente (por exemplo, mudança de faixa, viragem do veículo, movimento brusco do volante, aceleração ou desaceleração repentina).
Quando o seu veículo ou o veículo, peão ou ciclista à sua frente se move rápida ou significativamente de forma que o sistema não consegue detectar e reagir a tempo (por exemplo, peão a mover-se rapidamente na direcção do veículo a curta distância, veículo que se intromete na sua faixa, mudança de faixas, fazer uma curva, movimento brusco do volante, aceleração ou desaceleração repentina).
Quando o veículo, peão ou ciclista é desviado do percurso de avanço do veículo.
Se a diferença de velocidade entre os dois veículos for pequena.
O perfil do peão está parcialmente obscurecido ou indefinido; por exemplo, devido à bagagem que transporta, empurra um carrinho, usa roupa ou acessórios volumosos ou muito folgados ou tem uma postura única (por exemplo, está com as mãos ao alto).
Há mau contraste de uma pessoa com o fundo, como ter roupa com padrão ou cor semelhante ao fundo.
Durante aproximadamente 15 segundos após o arranque do motor.
Quando o sistema nunca detectou um obstáculo desde que o veículo foi conduzido após o arranque do motor.
Se o veículo que vai à frente ou o veículo em sentido contrário tiver um formato único ou invulgar, uma distância ao solo extremamente baixa ou alta, transportar uma carga invulgar ou for estreito (por exemplo, um motociclo).
Quando o veículo, peão ou ciclista estiver posicionado perto de um sinal de trânsito, uma área reflectora (por exemplo, água na estrada) ou estiver à sombra.
Quando vários peões ou ciclistas estiverem agrupados.
Quando a visão do peão ou ciclista estiver obscurecida por um veículo ou por outro objecto.
Enquanto estiver a rebocar um atrelado ou outro veículo.
O desempenho do sistema pode degradar-se nas seguintes condições:
Veículo conduzido em piso escorregadio.
Veículo conduzido num declive.
Quando há excesso de peso da bagagem no banco traseiro ou no espaço de carga do seu veículo.
Quando o sistema Stop/Start é activado.
O sistema foi concebido para verificar automaticamente o funcionamento do sensor (radar e câmara), dentro de certas limitações. O sistema pode não conseguir detectar algumas formas de obstrução na área do sensor, como por exemplo, gelo, neve ou autocolantes. Nestes casos, o sistema poderá não ter a capacidade de avisar adequadamente o condutor. Certifique-se de que verifica, limpa e desobstrui regularmente as áreas de sensor.
Em determinadas condições da estrada e de trânsito, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode aplicar, inesperadamente, travagem parcial. Quando for necessária aceleração, prima o pedal do acelerador para se sobrepor ao sistema.
O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode funcionar quando forem detectados padrões, objectos, sombras ou luzes que sejam semelhantes aos contornos de veículos, peões ou bicicletas (consoante equipamento), ou se estes forem do mesmo tamanho e tiverem a mesma posição das luzes traseiras de um veículo ou motociclo.
O sistema pode também continuar a funcionar quando o veículo da frente virar para a direita ou esquerda.
O sistema pode funcionar quando o seu veículo se estiver a aproximar ou a passar pelo veículo da frente.
Dependendo do formato da estrada (estrada com curva, entrada e saída de curva, estrada sinuosa, regulação da faixa, em obras, etc.), o sistema pode funcionar temporariamente devido ao veículo em sentido contrário em frente ao seu veículo.


O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode reagir a:
objectos à beira da estrada (sinal de trânsito, separador, peão, ciclista, motociclo, veículo, etc.)
peões ou ciclistas quando conduzir em becos estreitos, etc.
peões ou ciclistas a entrar em ou a aproximarem-se temporariamente da faixa de rodagem para evitar obstáculos numa berma
objectos por cima da estrada (ponte baixa, sinal de trânsito, etc.)
objectos na superfície da estrada (carris, grelhas, placa de aço, etc.)
objectos num parque de estacionamento (viga, pilar, etc.)
peões, ciclistas ou motociclos que se aproximem da faixa de rodagem
veículos, peões, ciclistas, motociclos ou objectos nas faixas adjacentes ou perto do veículo
peões, ciclistas a aproximarem-se
objectos na estrada (tais como árvores)
As distâncias de travagem aumentam em superfícies escorregadias.
O ruído excessivo interfere com o aviso sonoro, que poderá não ser ouvido.


A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) não aplica a travagem com veículos a aproximarem-se à frente do seu veículo.


Para além das limitações do sistema aplicáveis ao sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões, as seguintes limitações aplicam-se ao sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões enquanto a assistência a entroncamentos (consoante equipamento) estiver em funcionamento:
A assistência a entroncamentos poderá não detectar um veículo ou peão a aproximar-se nas seguintes condições:
Ao conduzir numa faixa de rodagem separada mais de 2 faixas de veículos a aproximarem-se ao efectuar uma curva para a direita/esquerda.
Ao não dirigir-se na direcção de um veículo que se aproxima durante uma curva para a direita/esquerda.
A assistência a entroncamentos poderá não detectar um veículo a aproximar-se depois de o utilizador já ter iniciado o movimento de virar.
Ao virar abruptamente ou numa curva muito larga.
Quando a linha central não é reconhecida pelo sistema.
Quando há diversos veículos a aproximarem-se uns a seguir aos outros em fila.
Quando a faixa é mais larga ou estreita do que o normal.
Quando a linha central está localizada próximo de um delimitador de estrada.
A assistência a entroncamentos poderá aplicar travagem ao virar à direita/esquerda mesmo que o risco de colisão seja baixo.
A assistência a entroncamentos poderá também aplicar travagem quando o movimento do veículo que se aproxima não puder ser previsto devido a viragens à esquerda/direita ou desacelerações repentinas dos veículos que se aproximam.

Quando conduzir em algumas estradas, como estradas sinuosas, colinas, curvas, estradas estreitas, ou estradas com obras ou numa subida, o sistema pode detectar veículos numa faixa diferente ou pode não detectar temporariamente um veículo à frente. Isso pode causar o funcionamento incorrecto do sistema.
A detecção de veículos também poderá ser afectada pela utilização do veículo (manobra de direcção ou posição de condução na faixa, etc.) ou pelo estado do veículo. Se tal ocorrer, o sistema poderá avisá-lo fazendo piscar o indicador do sistema e emitindo um sinal sonoro inesperadamente. Terá de controlar manualmente a distância correcta relativamente ao veículo da frente.