Nissan Qashqai com e-POWER 2023 Manual

8.10.1.2. Selecção de mudanças

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  • (A)Posição inicial (posição central)

Para mudar de velocidade, desloque a alavanca para a posição pretendida, conforme indicado e, em seguida, solte-a. Para engrenar a marcha-atrás, tem primeiro de premir o botão (1).

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Prima o botão (1) para mudar.

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Mudar sem premir o botão (1).

Prima o comutador da posição P (2) para mudar para P (estacionamento).

Quando estiver na posição “D” (marcha-em-frente), deslize pela posição a fim de seleccionar a posição “B”.

Para mudar o veículo para a posição “D” (marcha-em-frente) da posição “B”, desloque novamente a alavanca das mudanças para a posição “D” (marcha-em-frente).

Depois de colocar o comutador de alimentação na posição READY to drive, pressione totalmente o pedal do travão e desloque a alavanca das mudanças para qualquer uma das posições pretendidas, conforme indicado, e depois solte-o. Para engrenar a marcha-atrás, tem primeiro de premir o botão (1).

Certifique-se de que o sistema de controlo de mudanças está na posição pretendida, verificando o indicador da mudança na alavanca das mudanças ou no visor de informações do veículo.

Nota:
  • O veículo aplica automaticamente a posição P (estacionamento) quando o comutador de alimentação está na posição OFF.

  • Quando a luz indicadora READY to drive não se acender, a posição da mudança não pode ser mudada para D (marcha em frente), B ou R (marcha-atrás) mesmo se o comutador de alimentação estiver em ON.

  • Se as seguintes condições tiverem sido cumpridas, a posição da mudança pode ser colocada automaticamente na posição P (estacionamento).

    • Quando o cinto de segurança do condutor não for colocado.

    • Quando a porta do condutor está aberta.

  • A alavanca das mudanças está sempre na posição central quando é libertada. Quando o comutador de alimentação é colocado na posição READY to drive, o condutor tem de certificar-se de que o sistema de controlo de mudanças está na posição P (estacionamento).

    A luz indicadora acima de P na alavanca das mudanças acende-se e P é apresentado no visor de informações do veículo. Se o veículo estiver em D (marcha-em-frente) ou R (marcha-atrás) quando o comutador de alimentação for colocado na posição READY to drive, isto pode provocar um arranque repentino que poderá resultar num acidente.

  • Numa estrada inclinada, não deixe o veículo descair na posição D (marcha-em-frente) ou tombar na posição R (marcha-atrás). Isto pode provocar um acidente.

  • Não mude para a posição N (ponto morto) durante a condução. O travão regenerativo não é operado, o que poderia resultar num acidente.

  • Se o travão regenerativo não funcionar suficientemente, prima o pedal do travão para diminuir a velocidade do veículo.

  • Ao parar ou estacionar numa estrada em subida ou descida, prima o pedal do travão e pare o veículo. Se o veículo continuar parado apenas com o pedal do acelerador premido e o pedal do travão solto, o motor eléctrico para condução pode causar sobreaquecimento. Quando parar o veículo, solte o pedal do acelerador e prima o pedal de travão.

  • Não deslize a alavanca das mudanças enquanto prime o comutador da posição P. Isto pode danificar o motor eléctrico.

  • Quando mudar para a posição de mudança pretendida utilizando a alavanca das mudanças, verifique se a alavanca das mudanças regressa à posição central libertando a mão da alavanca. Se segura na alavanca das mudanças numa posição intermédia pode também danificar o sistema de controlo das mudanças.

  • Não desloque a alavanca das mudanças com o pedal do acelerador pressionado, excepto quando mudar para a posição B. Isto pode provocar um arranque repentino que pode resultar num acidente.

  • As operações que se seguem não são permitidas, pois seria aplicada força excessiva ao motor eléctrico para condução, o que poderia dar origem a danos no veículo: Se tentar estas operações, é emitido um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto morto).

    • Deslocar para a posição R (marcha-atrás) em marcha em frente

    • Deslocar para a posição D (marcha em frente) ou B em marcha-atrás

Nota:
  • Não faça marcha-atrás intencionalmente com o sistema de controlo de mudanças colocado na posição D (marcha em frente) ou B numa subida nem desloque o veículo para a frente com o sistema de controlo de mudanças colocado na posição R (marcha-atrás) numa descida.

  • Quando a bateria de iões de lítio está totalmente carregada, a energia eléctrica regenerada é consumida pelo motor de combustão ligado com o gerador eléctrico. Nesse caso, o som do motor pode ser alto, mas não é utilizado combustível nesta situação, não é uma avaria.

  • Quando o comutador da posição P é premido durante a condução, a operação é cancelada. (O aviso sonoro é activado e a posição da mudança antes de ser operada é mantida.)

  • Se o pedal do acelerador for premido quando o veículo estiver parado e o sistema de controlo de mudanças estiver na posição N (ponto-morto), a luz indicadora da limitação de potência acende-se. Neste caso, mesmo que a alavanca das mudanças seja colocada em D (marcha em frente), a aceleração será reduzida. (Consulte

    .)

P (estacionamento)

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Utilize esta posição quando o veículo estiver estacionado ou quando colocar o veículo na posição READY to drive. Certifique-se sempre de que o veículo está completamente imobilizado antes de premir o comutador da posição P para engrenar a posição P (estacionamento). Prima o comutador da posição P, como mostrado na ilustração, assim que o veículo tiver parado completamente. Se o comutador da posição P for premido enquanto o veículo está em movimento, um alerta sonoro é activado e a posição actual é mantida. Depois de mudar para a posição P (estacionamento), aplique o travão de estacionamento. Ao estacionar numa colina, aplique primeiro o travão de estacionamento, mantendo o pedal do travão premido e, em seguida, prima o comutador da posição P e coloque o veículo na posição P (estacionamento). Para o funcionamento do travão de estacionamento, consulte

.
Nota:
  • Com o veículo imobilizado, se a posição da mudança for qualquer uma que não P (estacionamento), quando o comutador de alimentação é colocado na posição “OFF”, a posição da mudança muda automaticamente para a posição P (estacionamento).

  • Se o comutador P for premido enquanto desliza a alavanca das mudanças, a posição não mudará para a posição P (estacionamento). Quando premir o comutador P, certifique-se de que primeiro a alavanca das mudanças regressa à sua posição central.

R (marcha-atrás)

Utilize a posição R (marcha-atrás) para fazer marcha-atrás. Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de seleccionar a posição R (marcha-atrás). O pedal do travão tem que ser accionado e o botão da alavanca das mudanças premido para deslocar a alavanca das mudanças da posição inicial para engrenar R (marcha-atrás). Se o veículo for colocado na posição R (marcha-atrás) enquanto se estiver a deslocar para a frente, é activado um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto-morto).

N (ponto-morto)

Nem as mudanças para avançar nem para fazer marcha-atrás estão engrenadas. O veículo pode ser colocado na posição READY to drive nesta posição.

Não mude para a posição N (ponto morto) durante a condução. O sistema de travagem de regeneração não funciona na posição N (ponto morto). Contudo, os travões do veículo vão imobilizar o veículo.

Para mudar para a posição N (ponto-morto):

  • Quando o veículo está na posição P (estacionamento), deslize a alavanca das mudanças para a frente ou para trás um entalhe com o pedal do travão premido, e mantenha a alavanca das mudanças na posição durante mais de 1 segundo.

  • Quando o veículo está na posição D (marcha-em-frente) ou B, deslize a alavanca das mudanças para a frente um entalhe com o pedal do travão premido, e mantenha a alavanca das mudanças na posição durante mais de 1 segundo.

  • Quando o veículo está na posição R (marcha-atrás), deslize a alavanca das mudanças para trás um entalhe com o pedal do travão premido, e mantenha a alavanca das mudanças na posição durante mais de 1 segundo.

D (marcha-em-frente)

Utilize esta posição para condução normal para a frente com selecção automática de velocidades. Se o sistema de controlo de mudanças for colocado na posição D (marcha em frente) durante a manobra de marcha-atrás, é activado um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto-morto).

B

Utilize a posição B quando for necessária mais travagem regenerativa como, por exemplo, ao conduzir numa descida. Quando a posição B é utilizada, é aplicada uma maior travagem de regeneração quando o pedal do acelerador é libertado, em comparação com a posição D (marcha-em-frente).

Travão regenerativo

  • A eficácia da travagem regenerativa é aumentada quando o veículo é colocado na posição “B”. Se a velocidade do veículo for demasiado elevada, prima o pedal de travão em conformidade.

  • A eficácia da travagem do travão regenerativo pode ser reduzida numa estrada escorregadia, quando a bateria de iões de lítio está completamente carregada ou a temperatura da bateria de iões de lítio está baixa.

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