Nissan Qashqai com e-POWER 2023 Manual
9.5. Arranque com bateria auxiliar

O arranque incorrecto do motor com bateria auxiliar pode provocar a explosão da bateria. A explosão da bateria poderia resultar em ferimentos graves ou até em morte. Poderia também danificar o veículo. Respeite rigorosamente as instruções contidas neste capítulo.
O hidrogénio, um gás explosivo, está sempre presente nas proximidades da bateria. Mantenha quaisquer chamas e faíscas afastadas da bateria.
Utilize sempre óculos de protecção adequados e retire os anéis, pulseiras e outras jóias, sempre que estiver a trabalhar numa ou próximo de uma bateria.
Nunca se incline sobre a bateria durante o arranque com bateria auxiliar.
Nunca permita que o electrólito da bateria entre em contacto com os olhos, a pele, roupas ou as superfícies pintadas do veículo. O electrólito da bateria contém ácido sulfúrico corrosivo, que pode provocar queimaduras graves. Se o electrólito entrar em contacto com qualquer componente, lave imediatamente com água abundante.
Mantenha a bateria fora do alcance de crianças.
A bateria auxiliar deve ter uma tensão de 12 volts. A utilização de uma bateria com tensão inadequada danificará o seu veículo.
Nunca tente efectuar o arranque com uma bateria congelada. Poderia explodir e provocar ferimentos graves.
Verifique se o travão de estacionamento está aplicado.
Se não estiver, depois de ligar o veículo à bateria auxiliar, (após o passo 8), aplique o travão de estacionamento.
O veículo contém um travão de estacionamento eléctrico. Para obter mais informações, consulte
.Não permita o contacto entre ambos os veículos.
Prima o comutador da posição P para deslocar para a posição P (estacionamento).
Desligue todos os sistemas eléctricos desnecessários (faróis dianteiros, intermitentes de perigo, etc.).
Certifique-se de que o comutador de alimentação do veículo a arrancar com cabo está na posição OFF.
Abra o capot. Para mais informações, consulte
.Com uma ferramenta de acabamento ou outra ferramenta apropriada, se necessário, solte as três patilhas de bloqueio e retire a tampa da caixa de fusíveis do compartimento do motor do veículo (B) a arrancar com cabo, de modo a permitir o acesso ao terminal positivo ⊕ que está no interior da caixa de fusíveis.
Abra a tampa vermelha do terminal positivo ⊕.
Ligue os cabos na sequência ((1) → (2) → (3) → (4)) de acordo com o ilustrado.
Ligue sempre o positivo ⊕ (1) ao positivo ⊕ (2) e o negativo ⊖ (3) à massa (4) NÃO ao terminal negativo ⊖ da bateria de 12 volts, motor de combustão ou ao motor eléctrico.
Uma ligação incorrecta poderia danificar o sistema de carga.
Certifique-se de que os cabos de bateria não contactam com qualquer componente em movimento do compartimento do motor.
Durante as ligações, tenha cuidado para não permitir o contacto entre o conector do cabo positivo e o veículo ou o terminal negativo.
Ligue o motor do outro veículo (A) e deixe-o funcionar durante alguns minutos. Mantenha o regime do motor a cerca de 2.000 rpm.
Ligue o sistema e-POWER do seu veículo (B) normalmente.
Nunca mantenha o motor de arranque accionado por mais de 10 segundos. Se o sistema e-POWER não arrancar imediatamente, rode o comutador de alimentação para OFF e aguarde 10 segundos antes de tentar novamente.
Com o sistema e-POWER em funcionamento no veículo, desligue cuidadosamente e em primeiro lugar o cabo negativo e de seguida o positivo ((4) → (3) → (2) → (1)).
Feche a tampa vermelha do terminal positivo ⊕ no interior da caixa de fusíveis e volte a colocar a tampa da caixa de fusíveis.
Feche o capot.
Não utilize este veículo como veículo auxiliar.
Se o sistema e-POWER não puder ser ligado, coloque o comutador de alimentação na posição OFF com a porta do condutor aberta. Saia do veículo, feche a porta do condutor e aguarde mais de 3 minutos. Em seguida, volte a ligar o sistema e-POWER.
Se a bateria de 12 volts estiver descarregada, o comutador de alimentação não pode ser colocado na posição ON ou OFF. Carregue de imediato a bateria de 12 volts.