Nissan Qashqai 2024 Manual
9.1.1. Lavagem
Nas seguintes situações, lave o veículo logo que possível para proteger a pintura:
Após exposição à chuva, para o proteger danos provocados por chuva ácida.
Depois de conduzir em estradas no litoral.
Quando substâncias contaminantes, tais como fuligem, excrementos de pássaros, seiva de árvores, partículas de metal ou insectos caírem sobre a pintura.
Quando se acumular pó ou lama na pintura.
Lave o veículo com uma esponja molhada e bastante água.
Limpe o veículo suave e cuidadosamente com um detergente PH neutro, como um sabão suave, ou um champô específico para lavagem de automóveis, misturado com água limpa tépida (nunca quente).
Não concentre o spray de água directamente nos sensores de sonar do pára-choques, pois isso resultará em danos nos sensores. Não utilize aparelhos de lavagem sob pressão com capacidade de pulverizar água acima de 8274 kPa (1200 psi) para lavar o veículo. A utilização de aparelhos de lavagem de alta pressão acima de 8274 kPa (1200 psi) pode resultar em danos, ou em remoção de tinta ou gráficos. Evite utilizar um aparelho de lavagem de alta pressão a menos de 30 cm (12 in) do veículo. Utilize sempre apenas um bocal de ângulo grande, mantenha o bocal em movimento e não concentre o spray de água apenas numa área.
Não utilize lavagens automáticas que utilizem ácido no detergente. Algumas lavagens automáticas, especialmente as que não têm escovas, utilizam um pouco de ácido para a limpeza. O ácido pode reagir com alguns componentes de plástico do veículo, causando fissuras. Isto pode afectar a aparência e também o funcionamento. Confirme sempre se a lavagem automática utiliza ácido.
Não lave o veículo com produtos abrasivos, produtos de polimento, detergente forte para limpeza doméstica, detergentes agressivos, gasolina ou solventes.
Não lave o veículo quando exposto à luz solar directa ou se a carroçaria estiver quente, pois a pintura pode ficar com manchas.
Evite utilizar panos com pêlos ou ásperos, tal como esfregões. Proceda com cuidado ao remover a sujidade incrustada ou substâncias aderentes, para não riscar ou danificar a pintura.
Não lave o compartimento do motor. Fazê-lo pode causar uma falha no arranque ou uma avaria. A possibilidade de entrada de água nas ligações eléctricas pode resultar num curto-circuito ou numa avaria de um componente eléctrico.
Certifique-se de que a tampa do bocal do depósito de combustível está fechada antes de passar por uma lavagem automática de automóveis.
Enxagúe o veículo com bastante água limpa.
Utilize uma camurça húmida para secar a superfície e evite deixar manchas de água.
Quando lavar o veículo deve ter em atenção o seguinte:
O interior das flanges, juntas e vincos das portas, tampa do porta-bagagens e capot são particularmente vulneráveis aos efeitos do sal da estrada. Por esta razão, estas zonas devem ser limpas regularmente.
Certifique-se de que os orifícios de escoamento na aresta inferior das portas não estão obstruídos.
Aplique um jacto de água na superfície inferior da carroçaria e nas cavas das rodas, para retirar a sujidade e/ou o sal.
Se utilizar equipamento de lavagem sob pressão, siga as instruções do fabricante (pressão e distância).
Se houver zonas danificadas no veículo (por exemplo, pára-choques pintados ou conjunto dos faróis), não se recomenda a sua lavagem com jacto de alta pressão. Deve lavar estas zonas cuidadosamente à mão.
Evite a entrada de água nas fechaduras.