Nissan Qashqai 2024 Manual
8.3. Gravador de Dados de Eventos (EDR) (consoante equipamento)
Este veículo está equipado com um Gravador de Dados de Eventos (EDR). O principal objectivo do EDR é gravar, numa determinada colisão ou em situações onde quase ocorreu uma colisão (como o accionamento do airbag ou o choque contra um obstáculo na estrada), os dados que servirão como ajuda na compreensão de como foi o desempenho dos sistemas do veículo. O EDR foi concebido para registar os dados relacionados com a dinâmica do veículo e os sistemas de segurança durante um período de tempo, normalmente 30 segundos ou menos.
O EDR presente neste veículo foi concebido para registar dados tais como:
O modo como estavam a funcionar os diversos sistemas no seu veículo;
Se os cintos de segurança do condutor e do passageiro estavam apertados/colocados;
Há quanto tempo o condutor estava (se estivesse) a pressionar o pedal do acelerador e/ou do travão; e,
A velocidade com que o veículo estava a andar.
Os sons não são registados.
Estes dados podem ajudar a fornecer uma melhor compreensão das circunstâncias nas quais ocorreram colisões ou ferimentos.

Os dados do EDR são registados pelo seu veículo apenas quando ocorre uma situação de colisão não trivial; o EDR não regista nenhuns dados em condições de condução normais e nenhuns dados pessoais (por exemplo, nome, sexo, idade e localização da colisão). Contudo, outros terceiros, como as autoridades, podem combinar os dados do EDR com o tipo de dados de identificação pessoal obtidos normalmente na investigação de uma colisão.
Para ler os dados registados por um EDR, é necessário um equipamento especial e acesso ao veículo ou ao próprio EDR. Para além do fabricante do veículo e do concessionário NISSAN certificado, outros terceiros, como as autoridades, que possuem o equipamento especial, podem ler as informações se tiverem acesso ao veículo ou ao EDR. O acesso aos dados do EDR será apenas permitido com a autorização do proprietário ou locatário do veículo, ou se tal for exigido ou permitido pela lei.