História da Mobilidade Elétrica
A MOBILIDADE ELÉTRICA DE NISSAN

ERA UMA VEZ UM VEÍCULO ELÉTRICO...
Sabia que o primeiro veículo elétrico Nissan foi fabricado em 1947? E que as baterias foram testadas no Pólo Norte?
ATÉ AO PÓLO NORTE, E MAIS LONGE...
O desenvolvimento de baterias de Iões de lítio foi fundamental para criar as baterias atuais. Em 1990, a Sony e a Nissan colaboraram neste campo, e os primeiros resultados surgiram em 1996. Nesse ano, lançaram o primeiro veículo elétrico do mundo movido a baterias de iões de lítio, o Prairie, focado principalmente no mercado de frotas comerciais.

NISSAN PRAIRIE
1996
Este automóvel foi pioneiro, e a sua resistência e capacidade foram testadas nas condições de trabalho mais extremas. Sabia que o Prairie foi o veículo de transporte diário da Equipa Nacional Japonesa de Exploração ao Pólo Norte? Este automóvel resistiu às duras condições no clima polar, num dos locais mais a norte do planeta. Além de resistente, o Prairie era perfeito para a investigação cienfítica graças às suas "zero emissões de CO2" - não distorcia os dados das investigações - e permitia uma observação extremamente silenciosa dos animais selvagens.

NISSAN ALTRA
1997
Em 1997 a Nissan apresentou o Altra, também equipado com baterias de iões de lítio, o qual se fabricou 200 unidades. Este monovolume elétrico foi usado por empresas de serviços como a Southern California Edison Company, a Pacific Gas e Electric Company, o Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles e até mesmo a Polícia de Santa Monica. O motor síncrono de 62 kW da Altra teve uma eficiência operacional de 89% e uma autonomia real de 130 km.

NISSAN Hypermini
1999
Pouco depois, em 1999, a Nissan desenvolveu o lendário Hypermini. Este modelo tinha um motor síncrono com íman de neodímio alimentado por baterias de iões de lítio de alto desempenho. Por outras palavras, em apenas quatro horas as baterias poderiam ser recarregadas. O Hypermini tinha uma autonomia de 115 km e alcançava os 100 km / h, tornando-se um sucesso no Japão e nos Estados Unidos.
DESENVOLVIMENTO E BOOM DE BATERIAS
Com a mudança de século, a Nissan desenvolveu juntamente com a Nippon Electric Company (NEC) novas baterias de iões de lítio, capazes de armazenar o dobro de energia no mesmo espaço ... e parte desse boom de desenvolvimento deveu-se às exigências dos adolescentes japoneses. O uso intensivo do telémovel evolucionou um setor que, em pouco tempo, reduziu drasticamente o tamanho dos telemóveis, computadores e, consequentemente o design dos veículos.
As novas baterias, mais pequenas, podem ser colocadas sob o solo e assim baixar a cabine e a linha do teto para melhorar a aerodinâmica do veículo e ter um centro de gravidade muito baixo. Um bom exemplo dessa liberdade de design são os modelos Pivo e Pivo 2, concept cars lançados em 2005 e 2007, respetivamente, e o Nissan NUVU, uma nova visão do veículo de transporte urbano.

Em 2010, com o Nissan LEAF, a Nissan deu o salto na mobilidade real de zero emissões. Atualmente já ultrapassou os 50.000 veículos vendidos na Europa! O Nissan LEAF tornou-se um ícone de mobilidade sustentável - acumula 3.000 milhões de quilómetros percorridos de zero emissões em todo o mundo - e atingiu uma autonomia de 270 km* que satisfaz as necessidades diárias de deslocamento da população ... alguém se atreve a questionar o carro elétrico agora?

Um carro conectado à sua casa, cidade e à rede elétrica

Os novos tempos exigem inovação e, na Nissan, continuamos a trabalhar em tecnologias e soluções que permitam conectar os nossos veículos ao meio envolvente e satisfazer as necessidades dos condutores. Um bom exemplo disso é a inovadora tecnologia Vehicle-to-Home (V2H) / Vehicle-to-Grid (V2G) capaz de conectar uma casa, uma cidade ou inclusivamente a rede elétrica ao Nissan LEAF. Desta forma, é possível usar a energia armazenada na bateria como fonte de energia para a própria casa - uma bateria de 40 kWh como a do LEAF forneceria eletricidade por 4 dias (tendo em consideração um consumo doméstico médio) - ou até mesmo devolveria o excedente à rede. A inovação é incansável, e a Nissan é um ótimo exemplo disso. Desde o Centro de I&D para Motores e Desenvolvimento de Veículos Nissan, garantimos que continuaremos ao serviço da mobilidade elétrica. Encontramo-nos na estrada!


QUANDO A IMAGINAÇÃO E A TECNOLOGIA SE UNEM, A INOVAÇÃO NASCE
NISSAN INTELLIGENT MOBILITY
